O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, trata-se de uma doença do rim, que pode atingir até o canal urinário e causar desde leves desconfortos, até graves infecções no órgão se não for tratado corretamente. As “pedras dos rins” são fragmentos sólidos formados pelo acúmulo dos cristais da urina e podem variar de tamanho e tenacidade, bem como sua erradicação, que pode ser feita através do uso de remédios e, em casos mais graves, pode ser necessário até mesmo uma cirurgia. O diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento seja eficaz e os riscos minimizados. Saiba como diagnosticar, quais tratamentos adequados e o que causa a dor nos rins.
O QUE CAUSA A DOR NOS RINS?
O cálculo renal pode surgir pela ingestão abusiva de cálcio ou sal, fator genético, pela pobre hidratação, excesso de peso, ou por um distúrbio na tireoide. Em casos mais raros, a doença pode ser proveniente de uma inflamação crônica no intestino, ou pela ingestão de alimentos que possuem muito oxalato, como beterraba, espinafre, amendoim e chocolate.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Os sintomas podem variar de intensidade e frequência de acordo com o organismo, mas quase sempre serão:
*É na fase inicial, quando as dores forem moderadas, que o médico deve ser procurado. Assim, os riscos serão minimizados e o tratamento será muito mais eficiente.
COMO DIAGNOSTICAR?
O diagnóstico pode ser dado através de exames por imagem, como o de ultrassonografia, radiografia e tomografia computadorizada. Através destes exames, o médico pode visualizar o tamanho da pedra e onde ela se localiza, o que indicará qual tipo de tratamento será mais adequado.
TRATAMENTO
O tratamento pode ser feito, nos casos mais brandos, através da ingestão de muita água e utilizando medicamentos, como o Tramadol e Escopolamina e, com isso, retornar à rotina normal em pouco tempo. No caso das pedras maiores, onde apenas medicação e o consumo de água não sejam suficientes, a dor nos rins pode persistir e pode ser necessário uma cirurgia. Em casos mais raros, a pedra pode sair do rim e parar nos canais, não sendo eliminada, o que é bastante perigoso e pode acarretar no retardo da atividade do rim, e até mesmo pará-lo por completo. Felizmente, na maioria dos casos, repouso e consumo de grande quantidade de água já é suficiente para impulsionar a pedra pelo canal urinário.
Procedimento conforme tamanho da pedra
Cirurgias de remoção
PÓS-TRATAMENTO
Após o tratamento correto indicado pelo médico, deve-se continuar consumindo muita água e racionando o consumo de alimentos ricos em cálcio e também sementes, para que não haja reincidência das pedras. O consumo de frango, carne bovina e peixe também deve ser moderado, pois estes alimentos em excesso, também propiciam a formação dos fragmentos. Outros alimentos que devem ter a ingestão controlada:
Tratar um cálculo renal não é fácil, tampouco tranquilo, a dor e o desconforto podem ser intensos. Mas, com o rápido diagnóstico do que causa a dor nos rins de fato, e com o tratamento adequado, o problema pode ser resolvido. E, claro, para evitar o transtorno, é essencial ter uma vida saudável, regrada, com hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos regulares.